top of page

Sobre o Blog Tutu Marambá

Atualizado: 9 de set. de 2020

Olá! Bem vindo (a) ao Tutu Marambá. Este BLOG foi idealizado pelo POLO CEDERJ de Nova Friburgo em uma ação conjunta envolvendo as Disciplinas ARTE NA EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA e ESTÁGIO NOS ESPAÇOS SOCIAIS DE FORMAÇÃO HUMANA. Elas fazem parte do currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ.

Ronda de crianças, Eliseu Visconti, 1918 fonte https://eliseuvisconti.com.br/obra/p428/


Este espaço foi criado para compartilharmos saberes referentes à cultura popular,  brincadeiras, ludicidade, contos, cantos, acalantos, mitos e lendas, histórias e tantas outras riquezas culturais que chegaram até nós pela tradição oral. Agora “a peteca está em nossas mãos” e cabe a nós aprender  e passar adiante.


Tutu Marambá é um acalanto, uma cantiga de ninar, de embalar os bebês. As histórias sobre ele são muitas. O site mitoselendas.com.br  traz uma definição de Câmara Cascudo sobre  a origem do nome: Tutu vem do termo africano quitutu, que significa ogro ou papão. Ele deve ser da família do Bicho Papão e do Boi da Cara Preta.


Câmara Cascudo é uma referência importantíssima quando se fala em cultura popular. Historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro, é de sua autoria, dentre outros, o Dicionário do Folclore Brasileiro que é reconhecido no mundo inteiro.


Esperamos que este espaço seja de muito aprendizado e de compartilhamento. Concluímos com a letra do acalanto:


“Tutu Marambá, não venha mais cá, que o pai de menino te manda matar”.  Na voz de Bia Bedran encontramos: “Tutu Marambá. não venha mais cá, que o pai do menino te manda voltar”.


Abraços e sejam vem vindos!


Referências

bottom of page