top of page

Sobre o Blog Tutu Marambá

Olá! Bem vindo (a) ao Tutu Marambá. Este BLOG foi idealizado pelo POLO CEDERJ de Nova Friburgo em uma ação conjunta envolvendo as Disciplinas ARTE NA EDUCAÇÃO, INFORMÁTICA e ESTÁGIO NOS ESPAÇOS SOCIAIS DE FORMAÇÃO HUMANA. Elas fazem parte do currículo do curso de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Estadual do Rio de Janeiro – UERJ.

Ronda de crianças, Eliseu Visconti, 1918 fonte https://eliseuvisconti.com.br/obra/p428/


Este espaço foi criado para compartilharmos saberes referentes à cultura popular,  brincadeiras, ludicidade, contos, cantos, acalantos, mitos e lendas, histórias e tantas outras riquezas culturais que chegaram até nós pela tradição oral. Agora “a peteca está em nossas mãos” e cabe a nós aprender  e passar adiante.


Tutu Marambá é um acalanto, uma cantiga de ninar, de embalar os bebês. As histórias sobre ele são muitas. O site mitoselendas.com.br  traz uma definição de Câmara Cascudo sobre  a origem do nome: Tutu vem do termo africano quitutu, que significa ogro ou papão. Ele deve ser da família do Bicho Papão e do Boi da Cara Preta.


Câmara Cascudo é uma referência importantíssima quando se fala em cultura popular. Historiador, antropólogo, advogado e jornalista brasileiro, é de sua autoria, dentre outros, o Dicionário do Folclore Brasileiro que é reconhecido no mundo inteiro.


Esperamos que este espaço seja de muito aprendizado e de compartilhamento. Concluímos com a letra do acalanto:


“Tutu Marambá, não venha mais cá, que o pai de menino te manda matar”.  Na voz de Bia Bedran encontramos: “Tutu Marambá. não venha mais cá, que o pai do menino te manda voltar”.


Abraços e sejam vem vindos!


Referências

Yorumlar


bottom of page